Polícia britânica prende dois jornalistas por grampo

A polícia britânica deteve hoje dois jornalistas ligados ao tabloide News of The World, durante uma investigação sobre grampos ilegais em telefones de celebridades, políticos e membros da realeza. A polícia metropolitana disse que dois homens, de 50 e 42 anos, foram detidos em Londres sob suspeita de interceptação de mensagens de correio de voz. Eles não revelaram o nome dos homens, que foram posteriormente libertados sob fiança.

Mas o advogado do ex-editor do jornal, Ian Edmondson, disse que um dos homens é o seu cliente. O segundo homem é o chefe de reportagem do News of The World, Neville Thurlbeck, segundo uma pessoa familiarizada com o assunto que pediu anonimato. A fonte confirmou que Neville ainda é funcionário do jornal.

O tabloide semanal é um dos jornais mais lucrativos de Rupert Murdoch, mas foi jogado no centro do escândalo dos grampos telefônicos depois que um repórter e um investigador particular contratado por ele foram pegos colocando escutas ilegais nos telefones dos integrantes da comitiva da família real britânica. Os dois foram condenados em 2007, mas os executivos do News of the World afirmam que os dois são os únicos responsáveis pela operação, afirmação considerada inverossímil por críticos do jornal.

Com circulação de mais de 3 milhões de exemplares por semana, o News of The World lida com informações exclusivas sobre celebridades. Os alvos dessas matérias se perguntam como o jornal consegue informação privilegiada e agora muitos acreditam que suas respostas foram respondidas quando souberam dos grampos. As informações são da Associated Press.

Voltar ao topo