Piratas da Somália sequestram 2 navios no Ano Novo

Um navio cargueiro e um navio-tanque – com produtos químicos – foram sequestrados por piratas na costa da Somália, segundo informaram autoridades europeias neste sábado. Com esses, sobe para quatro o número de navios sequestrados na última semana, indicando que os piratas continuam sendo um problema na perigosa costa da Somália, um ano depois de uma força naval internacional ter começado a patrulhar a região.

O cargueiro Asian Glory, de bandeira britânica, foi sequestrado na noite de ontem, a cerca de 1.000 km da costa da Somália, segundo o comandante John Harbour, porta-voz da força-tarefa da União Europeia (UE) encarregado de combater os piratas na região. No mesmo dia, o navio-tanque Pramoni, de bandeira de Cingapura, com uma tripulação de 24 pessoas, foi tomada por piratas no Golfo de Áden, uma das rotas de maior tráfego do mundo.

Harbour disse que os 25 tripulantes do Asian Glory – de nacionalidades ucraniana, búlgara, indiana e romena – aparentemente estão em segurança e que os piratas ainda não fizeram contato com o proprietário do navio, a Zodiac Management Agencies. “O procedimento padrão dos piratas é levar o navio para seu reduto e, então, contatar o proprietário”, disse Harbour.

Os piratas somali sequestraram mais de 80 navios nos últimos dois anos, no qual muitos deles renderam milhões de dólares em resgates. Os piratas mantém no momento 14 navios e quase 300 tripulantes sob seu poder.

Harbour disse que o Asian Glory estava se dirigindo, mas ainda não tinha entrado, no corredor de navegação patrulhado pela UE quando foi sequestrado.

O Pramoni estava viajando em direção a Índia quando foi tomada pelos piratas. O comandante do navio informou por rádio que a tripulação – de indonésios, chineses, nigerianos e vietnamitas – estava segura. O navio agora está se dirigindo para a Somália.

Um porta-voz da Zodiac confirmou que o Asian Glory foi sequestrado e que as famílias da tripulação foram notificadas. A companhia disse que limitaria a divulgação de informações para preservar a segurança dos tripulantes.

A Zodiac também é proprietária do navio-tanque químico St.James Park, que foi sequestrado na segunda-feira. Um comunicado postado no site da companhia informa que o navio está agora ancorado na costa da Somália. A companhia disse que ainda não foi contatada pelos piratas que tomaram o St.James Park e mantém como reféns seus 26 tripulantes.

Três horas depois desse sequestro, um cargueiro de bandeira panamenha, com 19 tripulantes, foi tomado por piratas na costa sul da Somália. O navio carregado com fertilizantes viajava dos EUA para a Índia.