OCDE: PIB de países desenvolvidos cresce 0,1% no 4ºtri

A expansão da atividade econômica nas economias desenvolvidas diminuiu fortemente nos três meses até dezembro do ano passado, num movimento liderado pelos Estados Unidos, de acordo com relato da Organização para Desenvolvimento e Cooperação Econômica (OCDE).

A OCDE divulgou hoje que o PIB combinado dos 34 países membros do grupo cresceu 0,1% no quarto trimestre em relação ao terceiro trimestre e 1,3% na comparação com o quarto trimestre de 2010. O crescimento anual das economias no quarto trimestre foi o menor desde o último trimestre de 2009. No terceiro trimestre, o PIB do grupo havia crescido 0,6% em relação ao segundo trimestre e 1,7% frente ao terceiro trimestre de 2010.

A economia norte-americana teve expansão de 0,7% no quatro trimestre frente ao terceiro, depois de crescer 0,5% no terceiro frente ao segundo trimestre. O outro único país entre o grupo das sete maiores economias desenvolvidas a registrar crescimento no quarto trimestre foi a França (+0,2%), embora os dados relativos ao Canadá ainda não estejam disponíveis. A Alemanha teve contração de 0,2% no quatro trimestre frente ao terceiro trimestre. No G-7, a Itália foi o país que registrou a maior contração, de 0,7% do PIB, seguindo-se a uma queda de 0,2% no terceiro trimestre.

O Japão registrou contração de 0,6% no quatro trimestre, na margem. Na zona do euro e na União Europeia, o PIB caiu 0,3% no quarto trimestre em relação ao anterior, a primeira contração desde o segundo trimestre de 2009.

Há indicações nos dados de que as economias dos países desenvolvidos estão se estabilizando. O indicador antecedente composto da OCDE para as 34 economias avançou levemente em dezembro, pela primeira vez desde fevereiro de 2011. Ao mesmo tempo, as pesquisas dos gerentes de compras sobre a atividade dos setores de manufatura e de serviços apontaram para aumento da atividade em janeiro, com os EUA à frente.

Para todo o ano de 2011, o PIB combinado dos 34 países cresceu 1,8%, depois de expansão de 3,1% em 2010. As informações são da Dow Jones.

Voltar ao topo