Novos confrontos eclodem no norte do Mali

Novos confrontos eclodiram no norte do Mali neste sábado entre tuaregues e um grupo armado não identificado, segundo autoridades de segurança. Esse é o mais recente conflito desde que uma iniciativa liderada pelos franceses expulsou islamitas radicais das principais cidades do norte do país.

Tuaregues lutavam contra o que uma das fontes chamou de “lutadores árabes”, próximos da cidade de Tessalit, onde explosões suicidas de carros mataram três pessoas na sexta-feira. Neste sábado, o grupo islamita ligado à Al-Qaeda chamado de Movimento para a Unicidade e a Jihad na África Ocidental (Mujao) assumiu responsabilidade pelo ataque. “Por meio de bombas, o Mujao está comprometido a perseguir os infieis ao jihad”, disse o porta-voz do grupo, Adnan Abu Walid Sahraoui.

Também neste sábado, o Exército do Chade informou que suas tropas mataram 65 extremistas e destruíram cinco veículos em confrontos no norte do Mali. Em comunicado, as tropas afirmaram que 13 soldados do Chade também morreram e seis ficaram feridos.

O Chade enviou 1.800 soldados ao Mali como parte da intervenção francesa iniciada em janeiro para retirar de extremistas islâmicos o controle do norte do país. As informações são da Associated Press e da Dow Jones.

Voltar ao topo