Novas técnicas podem melhorar saúde animal

O bem-estar dos animais e preservação do meio ambiente também devem ser prezados pelos produtores de animais. Algumas técnicas alternativas podem ser aplicadas para que esses objetivos sejam alcançados, além de permitirem o desenvolvimento de um produto de qualidade, que não prejudica a saúde dos seres humanos. Este assunto foi discutido ontem, durante o 1.º Encontro Paranaense de Produção Animal na Agroecologia, que acontece até hoje no Parque Newton Freire Maia. O evento é promovido pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná (CRMV-PR), Centro Paranaense de Referência em Agroecologia, Emater, Secretaria de Estado da Agricultura, entre outras entidades. O presidente do CRMV-PR, Masaru Sugai, explica que cada vez mais se procura diminuir a quantidade de produtos sintéticos que são aplicados durante a criação de ruminantes – bovinos, caprinos e ovinos -, para a comercialização de carne, leite e outros produtos. A medida visa preservar a saúde do animal e também das pessoas que consomem estes alimentos.

Uma das alternativas para diminuir a quantidade de medicamentos sintéticos aplicados é a utilização de homeopatia ou fitoterapia. Estas são duas técnicas que proporcionam o bem-estar do animal, garantem a qualidade do produto e ainda não agridem o meio ambiente, pois possuem composição natural. Mas ainda faltam profissionais que realizam este trabalho na área de medicina veterinária e zootecnia. ?Tudo começa na grade curricular, ainda na faculdade. Pouco se fala em homeopatia e fitoterapia, que são técnicas alternativas?, afirma Sugai.

A utilização de medicamentos sintéticos deixa resíduos nos animais. Somente alguns dias após a aplicação é que se permite o consumo de carne e leite vindos destes animais. ?Teoricamente, todos os produtores autorizados pelo Ministério da Agricultura precisam cumprir este prazo. Mas alguns não respeitam?, comenta.

O presidente da Associação Médica Veterinária Homeopática do Paraná, Antônio Sampaio, lembra que a homeopatia é um tratamento natural, o que pode beneficiar a saúde animal e do ser humano. A aplicação da homeopatia diminui os gastos com medicamentos normais. ?A homeopatia não é poluidora e não deixa resíduos nos animais. O produto final é mais puro, pois o animal fica mais saudável, sem os efeitos colaterais de produtos químicos. A homeopatia é um bom método?, avalia. Sampaio destaca que a homeopatia ainda tem um caráter preventivo.

Voltar ao topo