Noruega reconhece independência de Kosovo

O governo norueguês reconheceu formalmente a independência de Kosovo. Oslo anunciou medidas para que se estabeleçam relações diplomáticas entre os dois lados. Kosovo declarou independência da Sérvia em 17 de fevereiro. A Noruega já havia anunciado a intenção de reconhecer o ato em 20 de fevereiro. A decisão do gabinete, tomada hoje, formaliza o reconhecimento do território, predominantemente povoado por albaneses étnicos.

Um breve comunicado informa que a Noruega considera a independência um passo na direção correta. A medida ajudaria, segundo o texto, a garantir os direitos humanos da minoria sérvia e a proteger a herança religiosa e cultural do território especialmente da igreja ortodoxa sérvia.

A Sérvia, com o apoio da Rússia, tem se oposto declaração de independência de Kosovo. Segundo Belgrado, a medida é inválida de acordo com a lei internacional. Os Estados Unidos e importantes nações da União Européia (UE) reconheceram a independência de Kosovo. Já a Bélgica e a Holanda afirmaram se opor a medidas para acelerar a entrada da Sérvia na União Européia (UE). Segundo esses países, Belgrado deve primeiro entregar importantes suspeitos de crimes de guerra ao Tribunal Penal Internacional para a ex-Iugoslávia (TPII).

Voltar ao topo