New Jersey abole oficialmente a pena de morte

New Jersey tornou-se nesta segunda-feira (17) o primeiro Estado dos Estados Unidos em quatro décadas a abolir a pena de morte. O projeto de lei, aprovado na semana passada pela Assembléia e pelo Senado estaduais, foi sancionado hoje pelo governador Jon Corzine. Pelo texto, a nova lei comuta a pena capital pela sentença de prisão perpétua sem direito a liberdade condicional.

A decisão adotada por New Jersey ocorre em um momento no qual a Suprema Corte dos Estados Unidos analisa a constitucionalidade da execução por injeção letal. "Esse é um dia de progresso para nós e para milhões de pessoas em nosso país e em todo o mundo que rejeitam a pena de morte como uma resposta moral ou prática ao repugnante, e muitas vezes hediondo, crime de homicídio", declarou Corzine hoje.

Com a medida, oito criminosos que estão no corredor da morte terão as sentenças comutadas caso recorram em até 60 dias da sanção do governador. Se não recorrerem, a sentença de morte será mantida, mas eles provavelmente não serão executados. New Jersey voltou a aplicar a sentença de morte em 1982, seis anos depois de a Suprema Corte dos EUA ter autorizado a retomada das execuções, mas a pena capital não é aplicada no Estado desde 1963.

Voltar ao topo