Montesinos depõe em processo contra Fujimori no Peru

O ex-diretor dos serviços secretos peruanos Vladimiro Montesinos compareceu nesta segunda-feira (30) à audiência de um tribunal peruano na condição de testemunha no processo contra o ex-presidente Alberto Fujimori. Montesinos declarou que pretende esclarecer que seu antigo chefe "não teve nenhuma responsabilidade" pelos crimes de homicídio e seqüestro a ele imputados. Ele acenou com a cabeça para Fujimori e para os magistrados.

Montesinos, influente braço direito e homem de confiança do ex-mandatário, disse que responderia ao interrogatório do promotor José Peláez apesar de a lei peruana autorizá-lo a guardar silêncio pelo fato de estarem em andamento outros processos nos quais poderia incriminar-se.

"Vim aqui para esclarecer que o senhor Fujimori não tem nenhuma responsabilidade pelos crimes dos quais é acusado", disse Montesinos perante o tribunal. Montesinos foi o poderoso chefe do Serviço Nacional de Informação durante a década do governo Fujimori (1990-2000).

A disposição para depor representa uma mudança em sua estratégia de defesa, uma vez que Montesinos havia se recusado a testemunhar nos processos por violações de direitos humanos pendentes contra si.

Voltar ao topo