Manifesto de 61 tribos da Líbia pede a queda de Kadafi

Várias tribos líbias pediram hoje o fim do regime do governante Muamar Kadafi, no mesmo dia em que a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) lançou mais um bombardeio contra tropas do governo líbio nas imediações da cidade de Misurata, controlada pelos insurgentes.

No total, 61 das 140 tribos da Líbia assinaram o manifesto, que foi divulgado simultaneamente em Benghazi, no Leste da Líbia, e também em Paris, onde foi redigido pelo filósofo francês Bernard Henry-Lévi, partidário da insurgência líbia.

“Diante das ameaças que pesam sobre a unidade do nosso país, diante das manobras e a propaganda do ditador e da sua família, nós solenemente declaramos: nada nos dividirá”, diz o manifesto.

“A Líbia de amanhã, uma vez que o ditador tenha partido, será uma Líbia unida, com Tripoli como capital e onde estaremos livres para construir uma sociedade civil de acordo com nossa vontade”. Lévy pressionou o presidente da França, Nicolas Sarkozy, para mobilizar apoio político e internacional para a insurgência na Líbia. As informações são da Dow Jones.

Voltar ao topo