Mãe da ministra das Finanças da Nigéria é sequestrada

A mãe da ministra das Finanças da Nigéria e ex-diretora do Banco Mundial, Ngozi Okonjo-Iweala, foi sequestrada ontem, em sua casa no sul do país, segundo um comunicado do próprio ministério.

Kamene Okonjo, 82, é medica e professora aposentada de sociologia da Universidade da Nigéria em Nsukka. Seu marido, Obi Chukwuka Okonjo Agbogidi, é um tradicional líder da região.

De acordo com uma fonte da agência Reuters, três pessoas já teriam sido presas sob suspeita de estarem relacionadas ao sequestro.

Segundo comunicado, a ministra havia sido ameaçada recentemente, mas ainda não se sabe se o sequestro de sua mãe está relacionado com as ameaças. A nota afirma ainda que nenhuma possibilidade pode ser descartada. Segundo a rede britânica BBC, também não se descarta a possibilidade de a ação ter motivação política.

A Nigéria é um dos países do mundo com mais altos índices de sequestro. A atividade criminosa é muito lucrativa e movimenta milhões de dólares por ano. Os sequestros são particularmente comuns no estado do Delta, rico em produção de petróleo, mas não costumam envolver membros do alto escalão do governo.

Okonjo-Iweala, 58, liderou, como ministra, uma campanha contra a corrupção na Nigéria, especialmente em um programa de subsídios destinados ao comércio de combustíveis.

Voltar ao topo