Lula garante que Brasil voltou a crescer e assina acordos em Praga

O presidente Luis Inácio Lula da Silva garantiu neste sábado (12), em Praga, que a economia brasileira voltou a crescer e o governo voltou a investir. Durante a visita à República Tcheca, o presidente apresentou ao governo local as obras do PAC e oportunidades de investimentos. O objetivo do encontro foi tentar convencer as empresas de construção da República Tcheca a participar das licitações. "A economia brasileira voltou a crescer, a indústria brasileira voltou a crescer e o estado voltou a investir", afirmou Lula, que insistiu que o País "mudou muito" desde os anos 90. Neste sábado, os dois governos assinaram um acordo de cooperação econômica e industrial, incluindo temas como energia, obras públicas, transportes e biocombustíveis. Miguel Jorge, ministro do Desenvolvimento, admitiu que no curto prazo o acordo trará poucos resultados concretos. Mas os presidentes optaram por destacar a importância do ato.

"Esse acordo é um início extraordinário do que vai ocorrer daqui para frente", afirmou Lula. "Temos um interesse iminente por um desenvolvimento das relações entre os nossos países", garantiu Vlaclav Klaus, que conta que a reunião com Lula tratou de projetos detalhados. Um deles foi o objetivo do setor aéreo tcheco de investir no Brasil.

"Mostrei a qualidade e quantidade de oportunidades de negócios que temos", afirmou Lula. Hoje, o comércio entre os dois países não passa de US$ 370 milhões por ano, mas Lula garante que esse volume vai aumentar diante dos novos acordos.

Voltar ao topo