Lula e Correa se reúnem para buscar uma solução para crise na América do Sul

Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá buscar a conciliação pacífica para a crise entre Equador, Venezuela e Colômbia no encontro que terá nesta quarta-feira (5), no Palácio do Planalto, com o presidente equatoriano, Rafael Correa. A informação é do porta-voz da Presidência da República, Marcelo Baumbach.

"O presidente, como tem feito tradicionalmente, buscará no encontro com Rafael Correa facilitar a conciliação e uma solução pacífica da crise. O espírito será esse", afirmou Baumbach.

Segundo o porta-voz, Lula não manteve contato com o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, desde o início da crise, no último sábado (1º), com a morte do segundo homem das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), Raúl Reyes. Reyes foi morto pelo Exército colombiano em operação militar realizada no território do Equador.

"O presidente não falou com Hugo Chávez, e não existe previsão de que essa conversa venha a ocorrer. Noto, entretanto, que o presidente tem diálogo fluido com Hugo Chávez, e nada impede que eles venham a se falar nos próximos dias ou próximos momentos a respeito desse ou de outros assuntos", acrescentou Baumbach.

Em entrevista coletiva, na segunda-feira (3), o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, disse que o presidente Lula havia conversado, por telefone, com os presidentes da Colômbia, Álvaro Uribe, e do Equador, Rafael Correa. Lula também falou com a presidente da Argentina, Cristina Kirchner.

Voltar ao topo