Lugo questionará Brasil sobre soldados na fronteira

O presidente paraguaio, Fernando Lugo, conversará por telefone com seu colega brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, para tratar da presença de militares brasileiros na fronteira entre os países. Autoridades do país denunciaram que soldados brasileiros entraram nesta quarta-feira (19) no território paraguaio.

Os militares estão perto de Salto del Guairá, 600 quilômetros a nordeste de Assunção, informou hoje o chefe-de-gabinete de Lugo, Miguel López. Ainda segundo o funcionário, Lugo avaliará com o ministro da Defesa, general da reserva Luis Bareiro, e com o ministro das Relações Exteriores, Alejandro Hamed, a presença dos militares na fronteira.

López se referia ao pelotão da 17.ª Brigada da Cavalaria Mecanizada, sediada no povoado de Amambai, no Mato Grosso do Sul. Foi instalado recentemente o posto fronteiriço Paineirinha, em uma região de litígio diplomático entre os países.

O lugar se encontra nas proximidades da cidade de Salto del Guairá, capital do departamento (Estado) de Kanindeyú. Na região há mais de 500 quilômetros de fronteira seca entre os países com pouco controle. Contrabandistas utilizam a área para transportar cigarros, bebidas alcoólicas e drogas.

O comissário Néstor Giménez, de Salto del Guairá, declarou à rádio Uno, de Assunção, que “um oficial encarregado do pelotão brasileiro pediu desculpas na quarta quando um policial paraguaio o advertiu que estavam pisando em nosso território”. Segundo Giménez, o chefe brasileiro, um capitão, teria dito que não sabia que estava em solo paraguaio.

Voltar ao topo