Liga Árabe também reconhece nova coalizão rebelde

Os países-membros da Liga Árabe reconheceram hoje como legítima a coalizão de rebeldes que foi criada no fim de semana, com mediação do Qatar, e fizeram um chamado para que outros movimentos contrários ao regime de Bashar Assad se unam a ela.

Mais cedo, o Conselho de Cooperação do Golfo e os EUA deram o seu respaldo ao grupo.

Essa nova coalizão é dominada pelo maior grupo rebelde sírio, o Conselho Nacional Sírio (CNS) -que detém 22 das 60 vagas disponíveis-, e presidida pelo clérigo moderado Ahmed Muaz al Khatib, 52, de Damasco.

Em comunicado, os chanceleres da Liga Árabe pediram que a coalizão atenda às sensibilidades da sociedade síria “sem exceção nem discriminação”. Eles também pediram à chefia da Liga Árabe que fortaleça com apoio político e material a causa da oposição a Bashar al Assad e agradeceram ao regime qatariano por ter atuado como anfitrião da reunião dos opositores, na semana passada.

Khatib disse que “agora cabe à comunidade internacional cumprir com seus compromissos” e ajudar os sírios vítimas “de um extermínio sistemático”.

Os rebeldes passaram os últimos meses de confronto profundamente divididos, a despeito dos pedidos das potências ocidentais e árabes por unificação. A expectativa é a de que a liderança única viabilize negociações e o repasse de ajuda humanitária e de armamentos.

O confronto entre os rebeldes e as tropas oficiais sírias começou em março de 2011 e, de acordo com a ONG Observatório Sírio de Direitos Humanos, já matou mais de 37 mil pessoas.

Voltar ao topo