Liga Árabe adverte sobre guerra civil na Síria

O secretário-geral da Liga Árabe, Nabil Elaraby, advertiu nesta sexta-feira que a Síria pode estar se encaminhando para uma guerra civil. Também nesta sexta-feira, forças de segurança sírias fizeram mais disparos contra milhares de pessoas que foram para as ruas em apoio aos militares desertores que mudaram de lado para tentar derrubar o presidente Bashar Assad.

Durante os 10 meses de levante, a maior parte da violência teve origem em atos das forças de segurança que atiraram contra manifestantes desarmados. Mas nos últimos meses soldados desertores têm atacado integrantes do Exército sírio e alguns membros da oposição pegaram em armas contra o regime, aumentando ainda mais a violência.

Mas Assad parece manter um firme controle do poder, apesar da crescente pressão internacional para que interrompa a repressão e deixe o cargo. Elaraby disse à Associated Press que o regime de Assad não está cumprindo ou está cumprindo parcialmente o plano da Liga Árabe assinado no mês passado para encerrar a repressão.

“Estamos muito preocupados porque há certos compromissos que não foram cumpridos”, disse ele, no Cairo, onde fica a sede da Liga. “Se isso continuar a acontecer, pode virar uma guerra civil.”A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que mais de 5 mil pessoas foram mortas desde o início do levante, em março. As informações são da Associated Press.