Liberais obtêm dois postos no governo britânico

O Partido Liberal Democrata conseguiu hoje dois postos econômicos importantes na nova coalizão de governo do Reino Unido. Vince Cable será o secretário de Negócios e David Laws assume como o número 2 nas Finanças.

Cable foi economista-chefe da Royal Dutch Shell. Ele atuava nos últimos anos como um influente porta-voz dos liberal-democratas para temas relacionados ao Tesouro. Muitos elogiam o fato de ele ter advertido o país sobre a possibilidade da recente crise econômica. Cable chegou a tornar-se líder interino do partido, em 2007.

Já David Laws, ex-porta-voz do partido para temas de educação, integrou a equipe que negociou o acordo com o Partido Conservador, do agora primeiro-ministro David Cameron. Laws será chefe-de-gabinete do Tesouro, segundo comunicado do escritório do primeiro-ministro. Com isso, Laws terá um papel importante para moldar os grandes cortes de gastos que o governo advertiu que será preciso fazer a fim de conter o déficit orçamentário do Reino Unido.

Laws ficará no posto que antes estava destinado a Philip Hammond, caso os conservadores obtivessem a maioria absoluta nas eleições da quinta-feira passada. O Partido Conservador venceu, mas não teve essa maioria, sendo forçado a buscar um governo de coalizão.

Composição

Um comunicado do escritório do primeiro-ministro confirma diversos nomes da equipe. Kenneth Clarke, até então porta-voz dos conservadores sobre negócios, vai ser o secretário da Justiça. Já George Osborne será o ministro das Finanças, enquanto seu colega de Partido Conservador William Hague assume como secretário de Relações Exteriores.

Outros postos importantes ocupados por conservadores são o de secretário da Defesa, por Liam Fox, e do Interior, por Theresa May. Ela também será ministra das Mulheres e da Igualdade. O secretário da Educação vai ser Michael Gove, um aliado próximo de Cameron. Outro conservador, Andrew Lansley, será o secretário da Saúde.

O conservador Patrick McLoughlin vai ser o chefe da situação na Câmara dos Comuns. Com isso, McLoughlin terá a importante tarefa de garantir que parlamentares conservadores e liberal-democratas afinem suas diferenças e apoiem as políticas do governo. As informações são da Dow Jones.