Karzai busca auxílio Saudita para negociar com Taleban

O presidente afegão, Hamid Karzai, disse nesta terça-feira (30) que pediu ao rei Abdallah, da Arábia Saudita, que ajude a facilitar as conversas de paz com o Taleban. Karzai afirmou que sua intenção é encerrar o conflito no país. Segundo o líder, não houve ainda negociações apenas pedidos de ajuda. Mas ele disse que funcionários afegãos viajaram tanto para a Arábia Saudita quanto para o Paquistão, trabalhando para o fim da violência.

“Nos últimos dois anos, eu enviei cartas ao rei da Arábia Saudita e mensagens, e eu pedi a ele, como líder do mundo islâmico, pela segurança e prosperidade do Afeganistão e pela reconciliação no Afeganistão. Ele deve nos ajudar”, afirmou Karzai.

O presidente falou durante a tradicional mensagem aos afegãos durante o feriado religioso muçulmano do Eid-al Fitr. Karzai assegurou que o governo tenta encorajar os militantes e abandonarem as armas. Karzai afirmou que no passado já enviou mensagem ao líder do Taleban Mulá Omar, para que ele “voltasse a sua terra natal e trabalhasse pela felicidade do povo”. Funcionários afegãos tentam há tempos contatar o Taleban e outros militantes para conversas de paz. Mas essas iniciativas – inclusive os esforços da administração Karzai – foram rechaçadas.

O líder fugitivo do Taleban Mulá Omar, por sua vez, divulgou sua própria mensagem no feriado religioso. Ele lançou várias acusações contra os membros das forças de segurança afegãs, chamando-os de ladrões, contrabandistas e criminosos, e que não merecem a confiança da população. Um ex-líder do Taleban disse na semana passada que os militantes não consideram Karzai um líder forte. Para eles, o presidente não pode bancar nenhum acordo sem o apoio dos Estados Unidos.