Jobim propõe ao Peru criar Conselho Sul-Americano de Segurança

Lima – O ministro brasileiro da Defesa, Nelson Jobim, apresentou nesta segunda-feira (5) ao presidente peruano, Alan Garcia, uma proposta para a formação de um Conselho Sul-americano de Defesa, com o propósito de discutir e desenhar políticas conjuntas para o setor.

Jobim descartou a idéia de que, com a criação deste conselho, o Brasil propõe a formação de uma "aliança militar clássica" ou um Exército sul-americano.

"Poderíamos discutir ameaças, conflitos assimétricos, narcotráfico e todo esse tipo de temas cuja articulação daria muita força ao continente em contato com os países do mundo", disse Jobim.

O ministro disse que o presidente peruano achou a proposta interessante, mas disse que antes de dar seu visto positivo, o chefe de Estado peruano terá que avaliar a proposta a fundo.

Jobim disse que esta iniciativa será avaliada no próximo dia 23 de maio, durante a Cúpula da União Sul-americana de Nações (Unasur), que acontecerá em Brasília.

Depois de terminar sua visita ao Peru, Jobim viajará ao Paraguai, Chile, Argentina, Uruguai e Bolívia, onde também irá apresentar a proposta de criação do Conselho Sul-americano de Defesa.

Voltar ao topo