Japão prende militar americano acusado de abuso sexual

A polícia deteve nesta sexta-feira (2) no norte do Japão um militar norte-americano acusado de violência sexual contra uma jovem de 19 anos.

O militar James Littlejohn, de 22 anos, da base aérea de Misawa (prefeitura de Aomori, extremo norte do Japão), é acusado de ter apalpado a jovem na rua, quando ela voltava sozinha a sua casa depois de visitar um amigo.

Segundo a polícia, o soldado cometeu os abusos em evidente estado de embriaguez. O comando norte-americano não fez comentários a princípio, mas este último caso de violência dos militares norte-americanos contra cidadãos japoneses ameaça reavivar as tensões nas relações bilaterais.

Desde o início do ano, foram detidos vários soldados bêbados que perturbavam as comunidades locais, e foram denunciados dois casos de suposta violência sexual (um deles contra uma adolescente) e de homicídio.

Os episódios criaram forte tensão e obrigaram o embaixador norte-americano, Thomas Schieffer, a prestar desculpas formais.

No Japão, há cerca de 50 mil soldados norte-americanos, a maior parte deles na ilha meridional de Okinawa, onde só no ano passado foram registrados 46 delitos cometidos por militares norte-americanos.

Voltar ao topo