Destruição à vista

Japão entra em alerta com aproximação de tufão

O Japão se prepara para a chegada de ventos destrutivos e ondas enormes com a aproximação do tufão Neoguri que se dirige para as ilhas de Okinawa, sul do Japão, após ter poupado as Filipinas.

A expectativa é que o tufão atinja Okinawa nas primeiras horas de terça-feira, com ventos sustentados de 198 quilômetros por hora e rajadas de até 270 quilômetros por hora, informou a Agência Meteorológica do Japão. Segundo os meteorologistas, a tempestade pode ser uma das mais fortes a atingir o Japão nas últimas décadas, com ondas de até 14 metros de altura.

“Existe o risco de ventos com força sem precedentes e chuvas torrenciais. Por favor, evitem atividades não essenciais ao ar livre”, disse aos jornalistas Satoshi Ebihara, funcionário da Agência Meteorológica durante coletiva de imprensa. A agência emitiu um alerta especial para ventos e marés fortes.

Imagens de televisão mostram trabalhadores de Okinawa colocando braçadeiras em palmeiras para tentar minimizar os danos. Líderes governamentais realizaram uma reunião de emergência e pediram a governos locais e moradores que tomem o máximo de precauções.

Imagens meteorológicas mostram que a tempestade se movimenta na direção da ilha de Kyushu e deve seguir para a principal ilha do país, Honshu. Neoguri deve perder parte da força ao chegar ao solo, mas ventos e fortes chuvas podem provocar deslizamentos de terra e outros tipos de danos, alertou Ebihara.

O tufão acontece no final de um chuvoso verão japonês, que já registrou deslizamentos de terra em algumas áreas em razão da quantidade de chuvas. Fonte: Associated Press.