Itália doará 123 mil Euros para ajudar vítimas do ciclone

O Ministério das Relações Exteriores da Itália divulgou que irá contribuir com 123 mil euros para ações emergenciais para tentar reverter os danos causados pela passagem do ciclone Nargis, que assolou Mianmar na sexta-feira (2) e sábado (3).

A contribuição é destinada a auxiliar o programa de assistência humanitária implementado pela Cruz Vermelha, com o objetivo de favorecer as populações das áreas de Yangun, Irrawaddy, Bago, Karen e Mon. O programa prevê o fornecimento deroupas, cobertores e outros artigos de primeira necessidade a duas mil famílias, além de distribuição de água potável aos desabrigados.

Segundo estimativas da Chancelaria italiana, o número de vítimas do ciclone Nargis deve aumentar para dez mil,.

Os dados oficiais falam em 3.969 mortos e 2.129 desaparecidos, mas o número de vítimas mortais pode subir para dez mil, como anunciou a televisão birmanesa. Segundo esse meio, poderia haver "mais de dez mil mortos nas localidades de Bogalay e Labutta (sudoeste de Mianmar)".

A chefe da unidade de crises da Farnesina (Chancelaria), Elisabetta Belloni, confirmou à ANSA que não houve mortos entre os cerca de 120 italianos que estavam no país na hora do ciclone. Tratam-se de cerca de 70 residentes e de 50 a 60 turistas.

Voltar ao topo