Invasão

Israel divide Faixa de Gaza e cerca sua principal cidade

Tanques e tropas israelenses dividiram a Faixa de Gaza em duas partes na manhã deste domigo (4) e estão cercando a Cidade de Gaza, em um momento em que a ofensiva devastadora contra o Hamas ganha força. Pelo menos 24 palestinos, incluindo civis, foram mortos. Segundo fontes militares, o Exército israelense matou ou feriu dezenas de militantes, mas equipes médicas palestinas em Gaza, incapazes de se locomoverem devido aos confrontos, não puderam fornecer um número exato de vítimas.

De acordo com o Hamas, apenas quatro militantes foram mortos. Cerca de 31 civis também morreram em ataques aéreos e bombardeios, incluindo uma menina de 12 anos, afirmaram médicos de Gaza. As novas mortes levam o total de mortos na Faixa de Gaza desde sábado para mais de 500. Autoridades palestinas e da Organização das Nações Unidas (ONU) afirmam que pelo menos 100 civis estão entre os mortos.

O primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, afirmou neste domingo que está consciente dos riscos da operação terrestre de Israel, mas que o país não pode permitir que civis israelenses continuem sendo alvo de foguetes lançados a partir de Gaza. No entanto, o lançamento de foguetes persiste e vários deles caíram em Israel na manhã deste domingo. Forças terrestres israelenses não entraram nas principais cidades de Gaza, e estão lutando em comunidades rurais e em áreas abertas que militantes geralmente usam para lançar foguetes e morteiros.

Voltar ao topo