Insurgentes sírios pedem ajuda do presidente eleito do Egito

Os insurgentes do Exército Livre Sírio (ELS) apelaram nesta quarta-feira ao presidente eleito do Egito, Mohammed Mursi, para que o governante os ajude na luta contra o regime de Bashar al Assad e o parabenizaram por sua recente vitória.

Em comunicado, o Comando Conjunto do ELS dentro da Síria e os conselhos militares de todas as províncias do país mostraram sua satisfação pela eleição de Mursi como primeiro presidente civil no Egito.

O movimento também demonstrou esperança de que o islamita responda às aspirações da revolução do povo “irmão” dos egípcios, baseadas na justiça e na democracia.

Assinada pelo porta-voz do Comando, o coronel Qasem Saadeddin, a nota destacou o triunfo de Mursi em uma “época crucial da história do Egito” e solicitou que o país volte a ocupar um papel “estratégico” no Oriente Médio.

“O povo sírio espera o apoio de seus irmãos e do povo egípcio para vencer a injustiça o assassinato e a tirania”, apontou o texto.

No domingo passado, a Comissão Eleitoral egípcia anunciou a vitória de Mursi, com 51,73% dos votos, nas eleições presidenciais, as primeiras com esse perfil após a derrocada do regime de Hosni Mubarak em fevereiro de 2011, após 18 dias de protestos populares.

Voltar ao topo