Insurgentes atacam três postos da Otan no Afeganistão

Insurgentes atacaram três postos de combate da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) no sudeste do Afeganistão, dando início a confrontos hoje no país, informou a Força Internacional de Assistência para Segurança (Isaf, na sigla em inglês).

Os soldados foram atacados na província rural de Paktika, que tem uma fronteira longa e porosa com áreas paquistanesas onde há forte presença da militância do Taleban. A Otan tem bases em poucos locais da província perto da fronteira. “As forças afegãs e norte-americanas estão revidando os ataques insurgentes em três postos de operação de combate na província de Paktika”, informou a Isaf.

A Otan disse que os combates continuavam e que não podia fornecer mais detalhes sobre mortos e feridos. A aliança militar raramente divulga comunicados sobre ataques insurgentes às suas bases, a não ser quando os ataques são significativos ou resultam em feridos e mortos. No sul do país, um prisioneiro matou dois fuzileiros navais depois de escapar de uma sala de oração e pegar um rifle, informou hoje a Otan.

A aliança informou que o atirador foi morto a tiros e que o incidente, ocorrido no sábado, está sob investigação. “O prisioneiro escapou da sala onde realizava suas orações, pegou um rifle e em seguida atirou contra os soldados afegãos e das forças de coalizão”, informou a Otan, em comunicado. Outro soldado da Otan foi morto por uma bomba no sul do país hoje, elevando o número de mortos por explosivos colocados por insurgentes, cifra que aumenta quase diariamente.

No total, oito soldados estrangeiros foram mortos no final de semana, dois pelo prisioneiro e seis por bombas. Essas últimas mortes elevam o número de soldados mortos no Afeganistão este ano para 426, ante 520 em todo o ano de 2009, segundo contagem da agência France Presse que tem como base o site independente icasualties.org. As informações são da Dow Jones.