Inquérito soma 199 acusações contra apresentador morto da BBC

O apresentador da BBC Jimmy Savile, uma lenda da TV britânica que morreu no ano passado, aos 84 anos, é suspeito de ter cometido 199 crimes, sendo 31 estupros, conforme o balanço da investigação divulgado hoje pela polícia, que classificou o volume de “inédito”.

O escândalo foi detonado em outubro passado, quando um programa levou ao ar depoimentos de pessoas que diziam ter sofrido abusos por parte de Savile dentro das instalações da BBC e nos hospitais nos quais ele fazia trabalho de caridade.

O caso atingiu em cheio a BBC, que foi acusada de ter escondido denúncias, enquanto apresentava programas em homenagem a Savile. Desdobramentos do caso levaram à queda de toda a cúpula da emissora.

Desde então, ainda conforme a polícia, 450 pessoas deram informações relacionadas a Savile. A maioria delas é mulheres que dizem ter sofrido abusos sexuais na infância e na adolescência. Entre esses casos, entretanto, há alguns sem ligação com o astro.

Seis pessoas já foram detidas para interrogatório, ao todo. Todos negaram ter cometido algum crime. O relatório da polícia afirma que “esses níveis de denúncia de abuso sexual contra uma única pessoa não têm precedentes no Reino Unido”.

O relatório final da investigação, com base nos depoimentos das vítimas, deverá ser divulgado no início do ano que vem.

Voltar ao topo