Governadora é cotada para compor governo de Obama

A governadora do Arizona, Janet Napolitano, surge como um nome forte para assumir como secretária de Segurança Interna dos Estados Unidos, afirmaram funcionários democratas nesta quinta-feira (20). Janet foi um dos primeiros governadores a apoiar o presidente eleito Barack Obama em sua campanha. Três assessores advertiram que a decisão final não estava tomada.

O titular do posto dirige uma grande estrutura, montada após os atentados de 11 de setembro de 2001. Os funcionários falaram sob condição de anonimato. Vários meios de comunicação afirmaram que a empresária Penny Pritzker, de Chicago, era a favorita para ser a próxima secretária de Comércio dos Estados Unidos. Porém um alto conselheiro de Obama rebateu esses relatos.

<Noticias Relacionadas>

Em seu governo, Janet luta bastante para combater a imigração ilegal, porém demonstrou ceticismo sobre a capacidade de a construção de um muro resolver o problema.

Em sua campanha, Obama pregou que faria uma renovação entre os funcionários do governo. Porém agora muitos dos nomes já apontados ou cogitados têm longas carreiras em Washington. Obama apontou o ex-líder do Senado Tom Daschle como seu secretário da Saúde. A senadora Hillary Rodham Clinton, ex-primeira-dama, é cotada para ser secretária de Estado. O procurador-geral do próximo governo será Eric Holder, número 2 do Departamento de Justiça no governo Bill Clinton. O futuro chefe-de-gabinete de Obama, Rahm Emanuel, é outro veterano da era Clinton.