Gates: ação militar não brecará programa nuclear do Irã

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Robert Gates, disse hoje que um ataque militar não interromperá o programa nuclear iraniano. Segundo ele, uma ação militar nesse sentido apenas faria com que Teerã mantivesse essa iniciativa mais “encoberta”.

Gates disse que uma ação militar contra o Irã seria apenas uma “solução de curto prazo” para o tema do programa nuclear iraniano. As nações ocidentais acusam Teerã de tentar desenvolver uma arma nuclear, o que o regime iraniano nega, garantindo ter apenas fins pacíficos, como a produção de energia.

O Irã se recusa a atender os pedidos internacionais para interromper seu programa de enriquecimento de urânio. Por causa de seu programa nuclear, o país já recebeu quatro rodadas de sanções no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).

França

Os serviços de segurança iranianos cometeram “atos inaceitáveis de violência” contra diplomatas franceses e outras pessoas na residência do embaixador da França em Teerã, afirmou hoje o Ministério das Relações Exteriores, em Paris.

“Em 14 de novembro, incidentes particularmente sérios ocorreram na entrada da residência do embaixador em Teerã”, afirma a chancelaria francesa, em comunicado. “Sua entrada foi bloqueada por serviços de segurança não identificados, que agiram para prender convidados do embaixador francês e cometeram atos inaceitáveis de violência contra o pessoal diplomático francês”. As informações são da Dow Jones.

Voltar ao topo