Fracasso de Doha é um grande retrocesso, diz presidente do BCE

O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet afirmou nesta quinta-feira (7) que o fracasso das negociações da última etapa da Rodada Doha, da Organização Mundial do Comércio (OMC), em Genebra, representa um importante retrocesso para a liberalização do comércio mundial.

“A possibilidade de desdobramentos desordenados resultantes dos desequilíbrios globais também implica riscos de baixa para a perspectiva para a atividade econômica, da mesma forma que preocupações com a emergência de pressões protecionistas. Nesse sentido, o fracasso das recentes negociações no contexto da Rodada Doha da OMC sobre a liberalização comercial é um importante retrocesso”, afirma parte da íntegra do texto de Trichet, divulgado após a decisão do BCE de manter em 4,25% ao ano a taxa básica de juros para a zona do euro (15 países europeus que compartilham a moeda).

As negociações da OMC promovidas em Genebra no fim do mês passado terminaram em fracasso, após Estados Unidos, China e Índia não terem chegado a um consenso sobre níveis de subsídios e tarifas de importação agrícolas. As informações são da Dow Jones.

Voltar ao topo