Fim de crise entre Justiça e presidente do Egito é iminente, diz ministro

O ministro da Justiça do Egito, Ahmed Mekki, disse hoje ser iminente o fim da crise entre o presidente Mohammed Mursi e o Poder Judiciário, iniciada na quinta após os decretos que aumentaram o poder do chefe do Executivo.

Devido aos protestos e à oposição dos magistrados, o mandatário se reúne nesta segunda com membros dos Conselho Judicial Supremo, maior instância judiciária do país. No sábado, o órgão se mostrou contrário às medidas, que chamou de “ataque sem precedentes”.

Mediador da reunião entre Mursi e os magistrados, Mekki fez as declarações antes de entrar na reunião entre as duas partes. Ele não deu detalhes sobre a proximidade do fim do imbróglio.

Mesmo com o encontro entre magistrados e o presidente, a primeira ação judicial contra o decreto já tem data para os primeiros depoimentos.

O Tribunal Administrativo do Cairo anunciou que a primeira audiência sobre o caso, colocado por advogados e ativistas, será feita em 4 de dezembro. Outros processos também foram colocados em tribunais de outras partes do país.

Voltar ao topo