Filha de Bin Laden está em embaixada no Irã

Um jornal saudita publicou hoje uma reportagem na qual afirma que Eman bin Laden, uma das filhas do milionário saudita no exílio Osama bin Laden, líder da rede extremista Al-Qaeda, está refugiada na embaixada da Arábia Saudita em Teerã, capital do Irã.

Para chegar em solo saudita, a filha de Bin Laden teve que fugir dos guardas que mantinham ela e mais cinco irmãos em prisão domiciliar há oito anos. Já fazia algum tempo que corriam rumores de que o Irã mantinha detidos alguns dos filhos de Bin Laden logo depois que eles escaparam do Afeganistão, após a invasão do país pelos Estados Unidos em 2001. Entre estes filhos, os mais conhecidos são Saad e Hamza bin Laden, a quem são atribuídos cargos de liderança dentro da Al-Qaeda.

Este ano, membros do governo dos EUA disseram que Saad poderia ter morrido durante um ataque aéreo no Paquistão, para onde o terrorista teria fugido após ser liberado pelos iranianos, mas os norte-americanos disseram que não poderiam confirmar as informações.

Porém, logo depois, Omar bin Laden, também filho do chefe da Al-Qaeda, declarou ao jornal Asharq Al-Awsat que Eman ligou para a família da embaixada e disse que Saad, de 29 anos, e outros quatro irmãos seguiam detidos no Irã.

Presume-se que Osama bin Laden tenha 19 filhos de diferentes esposas. Ao menos uma destas mulheres, junto com seus filhos, acompanhou o líder da Al-Qaeda em sua ida ao Afeganistão nos anos 90, quando o líder extremista foi expulso do Sudão. Em 2001, quando os EUA invadiram o território afegão, parte do clã tentou fugir por território iraniano.

Voltar ao topo