mundo

Ex-vice-presidente do Sudão do Sul foge do país

O ex-vice-presidente e líder da oposição do Sudão do Sul, Riek Machar, fugiu do país na sequência do que um porta-voz diz ser uma tentativa de assassinato por forças leais a seu rival de longa data, o presidente Salva Kiir.

Machar chegou à República Democrática do Congo ontem, de acordo com Lambert Mende, o ministro de Informação do país. Os assessores de Machar disseram que ele pretende ficar no Congo por uns dias antes de se dirigir para a Etiópia.

Hoje, a Organização das Nações Unidas (ONU) disse que sua missão congolesa, conhecida como Monusco, transferiu Machar para o Congo, uma vez que ele fez seu caminho para a fronteira com o Sudão do Sul.

“Nós podemos confirmar que uma operação foi conduzida pela Monusco para facilitar a retirada de Riek Machar, sua esposa, e dez outras pessoas de um local no Congo, em apoio às autoridades de país. Riek Machar foi entregue às autoridades do Congo. Não estamos em condições de confirmar sua localização”, disse um porta-voz da ONU.

A partida do ex-vice-presidente acontece semanas depois do colapso de um acordo de partilha de poder com o intuito de acalmar uma disputa entre ele e Kiir – uma briga que tem afundado o Sudão o Sul em conflito quase que constante desde a independência do país, em 2011. Fonte: Dow Jones Newswires.

Voltar ao topo