Dilma quer novo encontro com Obama “em breve”

A presidente Dilma Rousseff parabenizou o colega americano Barack Obama pela reeleição, e defendeu ampliar as relações comerciais e de investimentos entre os dois países. A dirigente brasileira também manifestou a intenção de reencontrar o presidente dos EUA “em breve”.

Os dois líderes tiveram uma conversa telefônica no início da tarde de hoje, que durou cerca de dez minutos.

Segundo a Secretaria de Imprensa da Presidência do Brasil, Obama disse que “neste momento está empenhado em resolver questões relacionadas ao orçamento, mas que gostaria de se encontrar com Dilma assim que possível”.

O presidente norte-americano afirmou ainda que gostaria de fortalecer a parceria entre os dois países e que vê potencial para expandir as relações bilaterais nos próximos anos.

Dilma, que ontem estava visivelmente feliz com a vitória de Obama, reafirmou ao presidente norte-americano que a reeleição dele foi importante para o Brasil e para o mundo.

A conversa aconteceu pouco antes do almoço da presidente com o governador do Ceará, Cid Gomes, no Palácio do Alvorada, em Brasília.

Reeleição e “abismo fiscal”

Barack Obama derrotou o rival Mitt Romney nas eleições de anteontem, ganhando um segundo mandato com 303 votos no Colégio Eleitoral, contra 206 do adversário republicano, conforme a contagem mais atualizada.

A menção de Obama à questão do orçamento é uma provável referência ao desafio do “abismo fiscal”, o maior desafio da Casa Branca no curtíssimo prazo.

Até o final deste ano devem expirar uma série de estímulos fiscais concedidos nos últimos anos. E no início do ano que vem, começam a vigorar uma série de cortes automáticos de despesas federais, que também serviam de estímulo à economia.

Sem um acordo no Congresso a tempo hábil para conter esse brutal corte nos gastos públicos, especialistas avaliam que o país pode mergulhar novamente na recessão.

Voltar ao topo