Dentro e fora da lona: no interior dos barracos do MST

A arquitetura dos interiores das lonas dos assentamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), sua intimidade, os objetos do cotidiano, os detalhes da decoração dos barracos é o que a exposição Dentro e Fora da Lona vai mostrar, até 11 de janeiro, no Conjunto Cultural da Caixa, no Rio de Janeiro.

De 1997 até 2001, a fotógrafa Regina Stella conviveu com famílias assentadas no Recanto da Conquita, no Distrito Federal. A fotógrafa teve a oportunidade de presenciar a transformação de um agrupamento inicial de cinqüenta famílias em um território demarcado. Toda modificação que as habitações sofreram foram retratadas, como a passagem da lona preta para as casas de alvenaria. Mas o maior destaque fica no universo feminino, que dá um toque sutil e até mesmo doce no dia-a-dia de ambiente árido. As mulheres decoram os espaços com objetos inusitados.

A fotógrafa optou por omitir a figura humana, sua presença é justamente percebida por essa estética. A curadora Stella Senra explica que as fotografias mostram que, apesar da precariedade dos assentamentos, existe uma população que se empenha em um tipo de capricho habitualmente associado ao universo feminino.

A artista plástica paulistana Regina Stella de Moraes trabalha desde 1988 com polaroids. Já expôs no Canadá e na Espanha e tem obras no acervo da Pinacoteca de São Paulo e no Polaroid Collections, em Cambridge (EUA).

Exposição Dentro e fora da lona

Conjunto Cultural da Caixa ? Av. Chile, 230 ? Centro ? Rio de Janeiro. Tel: (21) 2262-5483.
Pequena Galeria (2º andar).
Visitação: 17 de dezembro de 2003 a 11 de janeiro de 2004.
Horário: de segunda a sexta- feira das 10h às 18h. Sábados, domingos e feriados das 10h às 14h
Visitas guiadas a escolas com agendamento prévio.

Voltar ao topo