Curitibano tem maior coleção de miniaturas

Um antigo marceneiro de Curitiba, João de Oliveira, de 79 anos, é responsável pela maior coleção de miniaturas de charretes, carruagens e carroças do mundo. Ele começou a construir as peças há quatro anos e nunca mais parou. Atualmente, tem cerca de 240.

Mais do que uma profissão, a confecção das obras é um hobby para João. O tempo de construção de cada modelo é bastante variável. “Às vezes, passo tardes inteiras fazendo as peças. Cansa um pouco o corpo, mas é uma grande terapia para a mente”, afirma.

Para realizar seus trabalhos, João geralmente utiliza madeira, palha, serragem, tinta, arame e pregos. Os modelos de carruagens são retirados de revistas, jornais antigos e filmes. Cada detalhe das peças é bastante trabalhado e estudado, para que elas fiquem bem parecidas com as originais.

A exposição já foi levada para diversas cidades do Paraná ? como Campo Mourão, São José dos Pinhais, Lapa e Jacarezinho ? e também para o Uruguai, no ano de 1998. Por onde passa, conquista admiradores. “Muita gente gosta e quer comprar as peças. Porém, faço muito poucas para vender”, diz o artesão.

Entre as peças mais famosas estão bigas romanas, modelos usados pela tropa do Rei Arthur, do velho oeste americano, além de carroças vietnamitas, polonesas, francesas, mexicanas, austríacas e alemãs da época da primeira guerra mundial. João também confecciona miniaturas de móveis, trenós, pequenos baús de estilo chinês e penteadeiras de teatro italiano.

Voltar ao topo