Coreia do Sul confirma três casos do vírus respiratório MERS

A Coreia do Sul confirmou três casos do vírus respiratório conhecido como Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS, na sigla em inglês), que já matou centenas de pessoas no Oriente Médio.

Uma mulher de 76 anos foi diagnosticada nesta quinta-feira com MERS, segundo o Centro Coreano de Controle e Prevenção de Doenças. De acordo com o chefe da agência, Yang Byung-Guk, a paciente compartilhou um quarto de hospital com um homem que foi o primeiro caso confirmado da doença no país.

O primeiro paciente não foi isolado inicialmente pois não se sabia a causa da doença. Segundo Yang, o primeiro caso visitou a Arábia Saudita, o Bahrein e os Emirados Árabes Unidos. A esposa dele também contraiu a doença.

Os três pacientes confirmados com MERS recebem tratamento em hospitais e não estão em situação crítica, de acordo com a agência de saúde coreana. Além disso, 64 funcionários do hospital e membros da família dos pacientes estão em quarentena.

O vírus da MERS foi descoberto em 2012 e os casos estão concentrados na Arábia Saudita. Ele faz parte do mesmo grupo de vírus responsáveis pela gripe comum e pela Sars. Os sintomas incluem febre, problemas respiratórios, pneumonia e mau funcionamento do rim. Inicialmente se acreditava que o vírus era transmitido através do contato com camelos e dromedários, porém ele pode ser contraído através de fluidos corporais.

No mundo todo já foram confirmados 1.142 casos da doença e 465 mortes, de acordo com o Centro Europeu de Controle e Prevenção de Doenças. Dentre os casos fatais, 428 deles ocorreram na Arábia Saudita. Fonte: Associated Press.

Voltar ao topo