Consumo no Reino Unido afeta camponeses colombianos

O consumo de chocolates, tortas e batatas fritas por parte dos britânicos contribui para o assassinato de camponeses colombianos, forçados a abandonar as suas terras para dar lugar a plantações de azeite de dendê, informou o grupo War on Want.

A Grã-Bretanha é o principal mercado de exportação dessa cultura, essencial para a produção de margarina, tortas, pasta de dente, sabão, detergente e cosméticos, entre outros produtos.

O aumento da demanda gerou uma campanha violenta por parte de grupos paramilitares colombianos que se apossam das terras nas zonas rurais da Colômbia, escreveu War on Want em seu relatório.

"A Grã-Bretanha, por ser um dos principais países consumidores de produtos fabricados com azeite de dendê da Colômbia, continua a desconhecer o impacto devastador desse cultivo na vida de camponeses" acrescentou.
 
Segundo o relatório, o problema é mais grave na região colombiana do sudoeste do Pacífico, onde centenas de camponeses foram privados das suas terras e, em alguns casos, assassinados por grupos armados que buscam lucrar com os benefícios econômicos derivados do azeite de dendê.

Voltar ao topo