Colômbia torna-se o 18º país a contrair a gripe suína

O ministro da Saúde da Colômbia, Diego Palacio, informou hoje que o país confirmou o primeiro caso de gripe suína (influenza A H1N1) em um homem de 42 anos que vive nos arredores da capital Bogotá. “Ontem à noite, o governo colombiano notificou o Centro para Controle de Doenças e Prevenção dos EUA de que uma das 18 amostragens enviadas para testes foi positiva para o vírus H1N1”, disse Palácio.

Com a confirmação, a Colômbia tornou se o 18º país a contrair o vírus da gripe suína.

Egito

No Egito, violentos confrontos foram desencadeados neste domingo entre a polícia e criadores de porcos que tentavam evitar que os animais fossem levados para os abatedouros, de acordo com informações de correspondentes da Agência France Presse.

Entre 300 e 400 moradores de um distrito do Cairo jogaram pedras e garrafas quando a polícia chegou para levar os suínos para o abate. A polícia respondeu disparando balas de borracha e gás lacrimogêneo para dispersar os manifestantes. O grupo era formado, principalmente, por jovens.

Ontem o Egito iniciou um processo de extermínio dos 250 mil porcos do país, a despeito de a Organização Mundial da Saúde avaliar que não há evidências de que os animais estariam transmitindo a gripe suína (influenza A/H1N1) para os humanos. Nenhum caso da doença foi registrado ainda no Egito. As informações são da AP e da Dow Jones.

Voltar ao topo