Chineses observam eclipse total do Sol

Milhões de chineses reuniram-se ao longo da antiga Rota da Seda nesta sexta-feira (1º) para presenciar um eclipse total do Sol – um fenômeno geralmente envolto em superstições – visível somente no Hemisfério Norte. Milhares de turistas em diferentes partes da China puderam observar o belo e raro acontecimento. O eclipse total começou no ártico canadense, passou pela Groenlândia e estendeu-se ao oeste da Sibéria, à Mongólia e à China.

O eclipse ocorre a apenas uma semana do início dos Jogos Olímpicos de Pequim em um ano no qual a China foi atingida por uma série de catástrofes naturais: tempestades de neve em larga escala, o mais mortífero terremoto em uma geração, enchentes e até mesmo formação excessiva de algas na região dedicada a esportes aquáticos.

Durante o período imperial, os chineses conectavam os eclipses solares a acontecimentos sombrios, mas o de hoje foi celebrado – um sinal de como o desejo pelo sucesso da Olimpíada pode, em alguns casos, literalmente transformar dia em noite. “Nesses dias nós não ficamos pensando em sorte ou azar. É apenas a natureza”, disse Joy Yang, que junto com centenas de pessoas assistiu ao eclipse em Xi’an.

A multidão comemorou durante o eclipse – o primeiro do novo século na China. A mídia local batizou o fenômeno de “eclipse olímpico” e orientou a população sobre como observar o evento sem ferir os olhos.

Voltar ao topo