Cantor Ike Turner morreu de overdose, aponta laudo

A morte do cantor Ike Turner foi causada por uma overdose de cocaína, informou o Instituto Médico Legal (IML) do condado de San Diego, nos Estados Unidos. "Constatamos que ele fez uso de cocaína, o que resultou em uma intoxicação", disse o legista Paul Parker. Uma hipertensão cardiovascular e um enfisema pulmonar também foram diagnosticados como "fatores significativos e que contribuíram" para a morte de Turner, no dia 12 de dezembro, aos 76 anos.

A carreira musical de Ike Turner foi obscurecida pela imagem de marido violento na relação com sua ex-mulher, a cantora Tina Turner, e por abuso de drogas. Ele ficou preso em 1989 por 17 meses. No passado, Turner declarou que começou a usar drogas para ficar acordado e agüentar as turnês dos seus dias de glória. "Não posso dizer que tenho orgulho de ter usado drogas, mas sou feliz de ainda estar vivo para contar como eu superei", ele disse na época.

"Sou um bom exemplo de que você pode ir pro chão. Eu costumava rezar ‘Deus, se você me deixar três dias limpo, nunca vou voltar’. Mas eu nunca consegui esses três dias. Você sabe por quê? Porque eu mentia pra mim mesmo. E só quando fui pra cadeia que eu consegui esses três dias. E, cara, eu nunca voltei desde então", afirmou.

Se Ike Turner assumia o uso de drogas, sempre negou ter abusado de sua ex-mulher. Em sua autobiografia Eu, Tina, a cantora descreve abusos e agressões brutais. Depois de anos esquecido, sua carreira começou a reviver em 2001 com o lançamento do álbum Here and Now que recebeu indicações para o Grammy. O cantor passou seus últimos anos em turnês, enfrentando o enfisema.

Voltar ao topo