Candidato favorito no Paraguai não comparece a último debate

O ex-bispo Fernando Lugo, candidato favorito nas pesquisas para as eleições presidenciais de domingo no Paraguai, não participou do último debate pré-eleitoral, realizado hoje em Assunção pelo canal de televisãoTelefuturo, alegando falta de condições políticas.

Apresentaram-se no programa "Paraguay Decide" os candidatos Blanca Ovelar (Partido Colorado, governista); Livo Oviedo (União dos Cidadãos Éticos, Unace) e Pedro Fadul (Pátria Querida).

A ausência do ex-bispo de San Pedro, candidato pela Aliança Patriótica pela Mudança (APC), foi criticada pelos organizadores do evento, que qualificaram-no como "irresponsável". Humberto Rubin, o moderador do debate, não exitou em dizer: "Lugo, você é um enrolador. Pensava em votar em você, mas agora não o farei nem por todo o ouro do mundo!".

"Existem mais de 5 mil pessoas trabalhando neste debate", acrescentou o mediador. "Não se pode ser tão irresponsável. Não custava nada dizer antes que não viria".

Pouco depois, o próprio Rubin leu uma carta enviada pelo responsável pela campanha da APC, Miguel Angel Lopez Perito, na qual se afirma que Lugo decidiu não participar porque "não existem as condições políticas para fazê-lo".

A carta, que solicitava "desculpas a toda a audiência de Telefuturo", apontou que "os paraguaios merecem respeito, um respeito que foi sistematicamente infringido (contra Lugo por parte dos demais candidatos)".

Voltar ao topo