mundo

Câmara dos EUA aprova plano de orçamento

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou um projeto de orçamento para 2018 nesta quinta-feira por 219 votos a 206. Todos os democratas votaram contra a proposta, enquanto 18 republicanos não seguiram a orientação de seu partido de votar a favor.

Os deputados republicanos afirmaram que o resultado da votação foi significativo e que abre espaço para que a Câmara comece a tocar a reforma tributária do presidente americano, Donald Trump. “Nós não reformamos o nosso código tributário desde 1986. Precisamos aprovar esse orçamento para que possamos ajudar a trazer mais empregos e para termos impostos mais justos para a população em todo o país”, afirmou o presidente da Câmara, o republicano Paul Ryan (Wisconsin).

O projeto de orçamento aprovado na Câmara não deixa espaço para que a reforma tributária aumente o déficit do país. Em vez disso, a proposta fornece instruções de US$ 203 bilhões em cortes de gastos em programas de assistência social em áreas como assistência nutricional e educação.

A proposta, no entanto, é considerada “dura” para ser aprovada no Senado, mesmo que por maioria simples, de 50 votos. O líder republicano no Senado, Mitch McConnell, poderia contar com apenas duas deserções, já que há 52 republicanos na Casa, ao contrário da Câmara, onde há uma margem de manobra maior para as lideranças do partido de Trump.

Com esse panorama, o Comitê do Orçamento do Senado americano está elaborando um outro projeto de orçamento que seja mais abrangente para que não haja deserções entre os republicanos. O Senado, por exemplo, não aceitaria os cortes de US$ 203 bilhões propostos pela Câmara, de acordo com a senadora republicana Diane Black (Tennessee). Uma votação dessa nova proposta deve ser feita ainda hoje no Comitê.

Voltar ao topo