Burkina Faso enfrenta saques pelo 2º dia seguido

A polícia de Uagadugu, capital de Burkina Faso, usou bombas de gás lacrimogêneo neste sábado para reprimir um protesto de comerciantes locais enfurecidos com a segunda noite consecutiva de saques promovidos por soldados do governo. De acordo com testemunhas, os soldados saquearam lojas e mercados e roubaram carros e hotéis durante uma onda de violência que se estendeu da noite de ontem à madrugada de hoje.

Os militares começaram a promover os saques na noite de quinta-feira, depois de o governo não ter pago auxílio-moradia. Ontem, depois da primeira noite de saques, o presidente Blaise Compaore dissolveu o governo designou novos comandantes para o exército e a segurança presidencial.

Hoje pela manhã, comerciantes revoltados com a segunda noite seguida de ataques a seus estabelecimentos responderam com uma nova onda de saques. Diversos imóveis foram incendiados nas proximidades do mercado central de Uagadugu. Depois da repressão ao protesto dos comerciantes, o governo decretou toque de recolher na capital do país. As informações são da Associated Press.

Voltar ao topo