Brown anuncia retirada de mil soldados do Iraque

O primeiro-ministro da Grã-Bretanha, Gordon Brown, anunciou hoje durante visita-surpresa ao Iraque, a retirada de mil soldados britânicos do país até o final deste ano. Em encontro com autoridades iraquianas, o premiê confirmou ainda que os militares da Grã-Bretanha entregarão a segurança da província de Basra às forças do país nos próximos dois meses.

Em sua primeira visita ao Iraque desde que assumiu o cargo de primeiro-ministro, Brown destacou a "coragem, profissionalismo e bravura" das tropas. A Grã-Bretanha mantém atualmente 5.500 soldados no Iraque.

Brown desembarcou no Aeroporto Internacional de Bagdá sob forte segurança e foi levado de helicóptero para a fortificada Zona Verde, onde ficam as sedes dos poderes iraquianos e as embaixadas da Grã-Bretanha e dos Estados Unidos na capital.

O premiê britânico se encontrou com seu colega iraquiano, Nouri Maliki, e também com o comandante americano no Iraque, general David Petraus.

Brown disse que os iraquianos poderão assumir a segurança na Província de Basra em dois meses, completando uma transferência de poder em todas as quatro províncias no sul do país que estavam sob responsabilidade britânica.

Basra é um lugar estratégico no Iraque, por ser o centro das exportações de petróleo, que representam 90% de sua receita. Além disso, a área é um centro de importação e exportação de todo o Golfo Pérsico.

Voltar ao topo