Bachelet exalta seu governo antes da posse de Piñera

A presidente do Chile, Michelle Bachelet, deixa o poder hoje para a posse do presidente eleito, Sebastián Piñera. Ao deixar o palácio La Moneda para a posse de Piñera, Bachelet disse estar orgulhosa dos resultados de seu governo e convencida de que o país superará a tragédia causada pelo recente terremoto.

Bachelet afirmou que a maioria das respostas mais urgentes ao desastre ou já foram tomadas ou devem ser tomadas em breve. Em seu discurso de despedida, na noite de ontem, ela disse que deixa ao novo governo um país “política e socialmente estável, respeitado internacionalmente e com autoridades com alta credibilidade”.

Piñera é um investidor bilionário, apontado no país como o primeiro líder de direita a ser eleito no Chile em 52 anos. Parte de uma coalizão de centro-direita, ele planeja começar a trabalhar hoje mesmo, sobrevoando a área atingida pelos desastres naturais.

O Chile foi atingido por um terremoto de magnitude 8,8 no dia 27 de março. O tremor causou tsunamis, que mataram muitas pessoas na costa do país. No total, quase 500 mortes já foram confirmadas oficialmente.