Atirados do Líbano, dois foguetes atingem norte de Israel

Dois foguetes Katyusha atirados do território libanês atingiram neste domingo (17) o norte de Israel, informaram fontes policiais. Não há informações sobre feridos, embora o ataque tenha causado algum estrago.

Trata-se do primeiro ataque a partir do Líbano desde agosto do ano passado, quando terminou a guerra de 34 dias entre Israel e o grupo guerrilheiro pró-iraniano Hezbollah. Entre julho e agosto de 2006, cerca de 4.000 foguetes foram lançados contra o território israelense.

Um dos foguetes acertou um carro vazio na cidade de Kiryat Shemona, um dos povoados mais afetados durante o conflito de 2006. Um especialista de uma TV local especulou que o braço armado de algum grupo palestino poderia estar por trás dos ataques. Uma fábrica também foi atingida, mas também sem deixar nenhum ferido.

O prefeito da cidade, Haim Barbivai, pediu que os governos libanês e israelense se responsabilizem pelo ataque. "Que os céus nos ajudem se houver um novo conflito como o do verão passado. Seria um tragédia.

Em julho de 2006, Israel invadiu e bombardeou o Líbano depois de o Hezbollah ter capturado dois soldados israelenses na fronteira entre os países. A guerra provocou cerca de 1.300 mortes, sendo mais de 1.100 no lado libanês. Israel não conseguiu libertar seus soldados nem derrotar militarmente a guerrilha.

Voltar ao topo