Ataque suicida em mercado mata 12 no Paquistão

Um homem-bomba, cujo alvo era aparentemente um líder anti-Taleban, explodiu em meio a um mercado lotado, a noroeste do Paquistão, matando o líder e mais 11 pessoas e deixando dezenas de pessoas feridas, informou a polícia local.

O ataque ocorreu na cidade de Adazai, a cerca de 16 quilômetros de Peshawar, a principal cidade da região. O mercado estava lotado de pessoas e cabras estavam sendo vendidas para celebrar a chegada do festival muçulmano de Eid.

O líder Abdul Malik, que inicialmente diziam ter sobrevivido, morreu no ataque, disse Sahibzada Anis, um oficial do alto escalão, em Peshawar. Malik era simpatizante do Taleban, mudou de lado e formou uma milícia local para ajudar a combater os militantes talebans.

“Malik sobreviveu a vários ataques no passado recente, desde que se virou contra os talebans”, disse Anis. “Mas hoje finalmente os militantes conseguiram matá-lo”.

Os militantes talebans promoveram diversos ataques no Paquistão nas últimas semanas, matando mais de 300 civis e soldados em ataques que visam enfraquecer a resolução do governo de continuar a operação contra o Taleban e os combatentes do Al-Qaeda no país.

Tropas paquistaneses têm travado batalhas nas principais cidades dos Talebans há vários dias. A última delas deixou 20 militantes do Taleban mortos e oito soldados paquistaneses feridos.

A ofensiva do governo começou em meados de outubro, numa região tribal e semiautônoma junto à fronteira afegã e onde o governo quase nunca teve alguma influência. A área se tornou o principal santuário do Taleban e da Al-Qaeda do país. As informações são da Associated Press.