Astronautas concluem missão de alto risco da Discovery

Em uma arriscada caminhada espacial, um astronauta consertou um painel de energia solar rasgado da Estação Espacial Internacional (ISS), permitindo que a tripulação abrisse completamente o equipamento. Scott Parazynski instalou suportes produzidos pela tripulação do ônibus espacial Discovery no painel e aparou o fio-guia que havia cortado o painel em dois lugares enquanto ele estava sendo aberto, na terça-feira. O astronauta então ficou observando enquanto a tripulação conseguia abrir o coletor solar em toda sua extensão, 35 metros. "Excelente trabalho pessoal, excelente!", reagiu o comandante da estação, Peggy Whitson, depois que o painel foi estendido.

Consertar o painel, um dos dois problemas de fornecimento de energia que atingem a ISS, era a principal prioridade dos últimos dias da missão da Discovery na estação. A Nasa dizia que pelo menos um dos problemas – o outro é o entupimento da junta de uma torre de suporte de painéis solares – precisava ser solucionado antes que novas missões de ônibus espacial partam para a base orbital.

Foi uma missão difícil e perigosa para Parazynski, que corria o risco de sofrer um choque elétrico durante os reparos. Ela também estava mais distante dos acessos à estação, tornando um eventual resgate mais difícil. Parazynski foi advertido para não tocar nenhuma das células solares geradoras de eletricidade que cobrem virtualmente todo o painel.

Voltar ao topo