Alemanha: Obama concordou em não fornecer armas à Ucrânia

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, concordou no mês passado em não fornecer armas letais para a defesa da Ucrânia, disse o embaixador alemão no país, Peter Wittig.

Segundo ele, Obama e a chanceler alemã, Angela Merkel, concordaram durante um encontro em fevereiro em não enviar armas neste momento, dizendo que era importante “dar algum espaço para os esforços diplomáticos”.

“Os dois líderes conversaram sobre a questão, e chegaram ao consenso de não impor ou seguir em frente com o envio de armas defensivas no momento”, disse.

As declarações de Wittig chegam no momento em que Obama é pressionado pelo Congresso a ajudar de forma mais firme o governo de Kiev. A Casa Branca tem dito que a opção continua na mesa, mas muitos governos europeus, em especial o da Alemanha, são contra a medida, que pode fazer a tensão entre Europa e Rússia escalar.

“Acredito que precisamos pesar cuidadosamente se este ato pode dar um argumento adicional para os russos”, disse Wittig.

A Casa Branca não quis comentar o assunto. No entanto, Mark Stroh, porta-voz do Conselho Nacional de Segurança, afirmou que os EUA estão conversando com seus aliados europeus para chegar à melhor decisão possível.

“Nosso foco é dar apoio à Ucrânia e perseguir uma solução diplomática que respeite a sua soberania e integridade territorial”, disse. Fonte: Associated Press.

Voltar ao topo