Uau!

Adaga do faraó Tutancâmon veio do espaço, dizem cientistas

Os mistérios do antigo Egito sempre fascinaram a humanidade. Até hoje ninguém sabe explicar direito de onde veio a tecnologia para erguer construções gigantescas, como as pirâmides. Não falta quem diga que eles tiveram uma mãozinha de seres extraterrenos.

E agora uma descoberta dos cientistas acaba de corroborar esta tese, muito embora ela nunca tenha sido comprovada. Pesquisadores concluíram que uma adaga encontrada no sarcófago do faraó Tutancâmon (1327-1336 a.C.) veio do espaço. Em uma análise para determinar a origem do ferro que compõe a arma, os cientistas descobriram que o material é proveniente de um meteorito.

Participaram do estudo, o Museu Egípcio do Cairo e as universidades de Pisa e Politécnica de Milão. O material está publicado na revista científica Meteoritics & Planetary Science. A descoberta desta adaga feita com ferro de meteorito é um grande passo na elucidação do misterioso “ferro caído do céu”, relatado em diversos textos egípcios, hititas e mesopotâmicos.

De acordo com os cientistas, este fato comprova duas coisas. Uma delas que de fato um meteoro caiu na região. E a segunda é que os egípcios antigos já dominavam as técnicas de trabalhar com o ferro ainda antes do século 14 a.C.

Como uma coisa puxa outra, também na tumba de Tutancâmon, foi encontrado um colar peitoral com um amuleto esverdeado em formato de escaravelho, construído com vidro de sílica do deserto. Pelos registros, nesta época este material só era encontrado na região desértica da atual Líbia.

Segundo suposições, o vidro usado no amuleto teria sido gerado pelo impacto de um meteorito ou um cometa nas areias do Antigo Egito.

Para determinar a origem extraterrena do material da adaga, pesquisadores usaram um espectômetro de raios-X para determinar a composição química dos materiais. Eles apuraram que a relíquia contém cerca de 11% de níquel, uma quantidade bem acima ao minério de ferro encontrado na terra, que tem no máximo 4%.

Do espaço ou não, o certo é que mesmo com todos estes talismãs que os antigos egípcios acreditavam proteger quem os portasse, o faraó Tutancâmon teve vida curta mesmo para os padrões da época. Ele morreu aos 19 anos de causas desconhecidas.

Voltar ao topo