Acordo sobre arsenal nuclear será aprovado, diz Obama

O presidente dos EUA, Barack Obama, garantiu ao presidente da Rússia, Dmitry Medvedev, que convencer o Congresso norte-americano a aprovar o tratado de redução do arsenal nuclear (START) era a “principal prioridade” de sua administração. A reunião bilateral entre os líderes ocorreu paralelamente ao fórum da Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico (Apec, em inglês).

O START, que está dependendo há meses de uma votação no Senado dos EUA para ser aprovado, reduziria o teto de mísseis com ogivas nucleares dos dois países para 1.550, de 2.200 atualmente. O tratado também estabelece novos procedimentos para que tanto os russos quanto os norte-americanos façam inspeções mútuas com o objetivo de verificar o cumprimento das regras.

Uma minoria de congressistas do Partido Republicano está resistindo ao acordo, mas, segundo uma fonte do Congresso, a Casa Branca pretende elevar em US$ 4,1 bilhões o volume de recursos para o arsenal nuclear dos EUA para conseguir convencer os opositores a ratificarem o documento. As informações são da Associated Press.

Voltar ao topo